Festival Campeonato Mineiro de Surfe reúne bandas de surf music em São Paulo
Evento criado em Belo Horizonte, em 2000, chega à sua segunda edição paulista com atração internacional
Na véspera do feriado de Proclamação da República, 14 de novembro, o Red Star Studio recebe a segunda edição paulista do festival Campeonato Mineiro de Surfe. Chamada de 2o. Segundo Campeonato Mineiro de Surfe (o Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe continua sendo em Belo Horizonte), o evento contará com quatro bandas, incluindo os dinamarqueses The Tremolo Beer Gut, em sua segunda turnê brasileira.
A noite começa com os paulistanos Os Brutus, composto por Doug Primitivo (guitarra), Fantasma Marciano (baixo) e Tubarão Cervejeiro (bateria). O trio formado em 2010, reúne elementos da surf music clássica como Dick Dale e Link Wray aos timbres do punk rock e lançou seis álbuns pela icônica gravadora Baratos Afins, sendo o split com a banda peruana Los Protones “Double Feature” o mais recente.
Na sequência, sobe ao palco o Reverendo Frankenstein. Formado em Santo André em 2012, o quarteto mistura diversas influências que vão do psychobilly ao punk rock, com forte presença da surf music para criar um monstro com identidade própria, como a criatura do livro de Mary Shelley. Atualmente, M.Krempel (voz), Alex from Hell (guitarra), Villa von Zorch (baixo) e Renan Pigmew (bateria) preparam um EP que será lançado no início de 2025.
Fechando a programação nacional, o Jaguatirica Fever (de Tietê/SP) mostra músicas do seu recém-lançado EP de Halloween chamado “Fear of the Shark”, além de faixas do álbum de estréia “Felino”, lançado em maio. A banda foi formada por Guilherme Capela e Douglas Dolão (guitarras), Andreas Jaguary (baixo) e Vitor Sttufa (bateria) em 2019.
Finalmente, os dinamarqueses The Tremolo Beer Gut farão o encerramento da festa. Com mais de 25 anos de carreira e oito álbuns lançados, incluindo um compacto “Caipirinha River Cruise/A Minha Menina” pelo selo Reverb-Brasil, o quarteto retorna para sua segunda turnê nacional, após sua passagem por aqui em 2016. Formada em 1998, a banda conta com os guitarristas Jengo e The Great Nalna, o baixista Per Sunding e o baterista e fundador Jesper “Yebo” Reginal.
Serviço:
2º Segundo Campeonato Mineiro de Surfe
Local: Red Star Studios – Rua Teodoro Sampaio, 512 – Pinheiros – São Paulo/SP
Entradas antecipadas: R$ 30,00 (R$ 50,00 na hora) https://www.sympla.com.br/evento/2-segundo-campeonato-mineiro-de-surfe/2691869
Horário: Abertura: 19h
Bandas: Os Brutus, Reverendo Frankenstein, Jaguatirica Fever (Tietê/SP), The Tremolo Beer Gut (Dinamarca)
Sobre o Campeonato Mineiro de Surfe
Criado no ano 2000, o Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe é o mais longevo festival de surf music do mundo e o mais importante da América Latina. Mais do que um festival de música, é uma oportunidade para o intercâmbio de material e solidificação das amizades entre bandas e fãs do estilo. Nas 19 edições realizadas até hoje, mais de 100 bandas brasileiras e dos Estados Unidos, Croácia, Espanha e Uruguai pegaram onda em BH e consolidaram o nome do festival como um dos mais importantes do circuito alternativo brasileiro. Além de Belo Horizonte, o festival teve duas edições online (2020 e 2023) e em São Paulo, também no ano passado.
Fonte: Alexandre Saldanha – Assessoria de Imprensa