4 de outubro de 2024

Hora Rocker: A difícil missão de dar visibilidade ao rock underground

Ulisses Santos, professor de História e jornalista, criou o canal Hora Rocker em março de 2024. O canal promove bandas underground através de entrevistas e conteúdo sobre música no Instagram e YouTube. Santos enfrenta desafios como aumentar o público do canal, mas está dedicado a expandir o Hora Rocker e apoiar a cena underground.

Ulisses Santos, professor de História e jornalista, criou o canal Hora Rocker em março de 2024. O canal promove bandas underground através de entrevistas e conteúdo sobre música no Instagram e YouTube. Santos enfrenta desafios como aumentar o público do canal, mas está dedicado a expandir o Hora Rocker e apoiar a cena underground.

Início da jornada:
NoiseRed :Como surgiu a ideia de criar o canal Hora Rocker?

Ulisses Santos: Inicialmente vou me apresentar. Sou Ulisses Santos, professor de História há mais de 20 anos e formado em jornalismo desde 2022.
Tudo começou na pandemia. Eu conclui meu curso de jornalismo durante o isolamento e, portanto, fiz um estágio diferente. Meu estágio foi criar um produto jornalístico. Na época criei um programa chamado Bate Papo Cultural que teve 33 episódios no Instagram e depois migrou pra um projeto jornalístico sediado em SP. Ficamos lá por 2 anos até sairmos no início deste ano quando eu e o jornalista Cláudio Porto (que produz meu programa e põe no ar) e como a gente já tinha o perfil Hora Rocker no Instagram e eu já vinha entrevistando muitas bandas do underground no outro programa achamos melhor focar nesse público. Daí nasceu o projeto jornalístico Hora Rocker.

NoiseRed:Quais foram as maiores dificuldades no início do canal e como você as superou?

Ulisses Santos: A principal dificuldade ainda não foi superada e é aumentar significativamente a abrangência e o número de inscritos do Hora Rocker (tanto no YouTube quanto no Instagram). Nossa meta é que todos nossos seguidores no Instagram (hoje, 536!) sigam a página no YouTube e que as pessoas se acostumem a seguir o perfil oficial e o canal Hora Rocker. Se isso fosse possível seria excelente.
Mas, realisticamente é o objetivo é chegar em 300 inscritos no canal até o final deste ano.

Cena Underground:
NoiseRed :Na sua visão, qual a importância de canais como o Hora Rocker para a cena underground?

Ulisses Santos: A importância é deste tipo de canal é fazer o que se conhece como jornalismo de prestação de serviço onde a gente cria espaços para divulgação das bandas underground e seus trabalhos, agendas e também os festivais. Uma coisa que considero muito importante é o apoio de um canal/site/blog a outro similar no cenário underground.
O Hora Rocker produz conteúdos em duas plataformas: Instagram e YouTube. No Instagram, através do perfil oficial, na sexta-feira eu comento cds clássicos do Metal ou mesmo lançamentos. No YouTube temos dois programas: o Hora Rocker Entrevista, terças às 21h em que entrevisto bandas e músicos do underground numa live. Nas quintas temos o Hora Rocker News em que apresentamos festivais e agendas de bandas underground que vão rolar no fim de semana seguinte. Este programa ainda com a colaboração do comentarista Fabrício Castillo, escritor e músico da Steelgoods. Mais recentemente abrimos outras duas formas de ação que são as coberturas de shows e o apoio de festivais. Recentemente cobrimos o show do Ratos de Porão em Porto Alegre e apoiamos os festivais Blasfemo Domínio I, Into The void fest e Metal no Vale (que vai rolar em breve)
Eu tô sempre oferecendo troca de apoio a projetos. Atualmente, o Hora Rocker conta com um time de apoiadores e este apoio deve ser recíproco. Afinal, ninguém deve soltar a mão de ninguém.

Manoel Rodrigues (Fotografo) e Ulisses Santos

NoiseRed :Como você vê a evolução da cena underground nos últimos anos? Quais as maiores mudanças?

Ulisses Santos: A evolução tá conectada com esse grande número de canais, blogs, sites, festivais para as bandas se mostrarem. Quem quer conteúdo underground, tem que procurar. E se procurar, acha.

NoiseRed: Quais são as bandas e artistas underground que você mais admira no momento e por quê?

Ulisses Santos: Nessa minha trajetória pelo underground conheci muita gente legal, que mostra que a fibra desse povo e parafraseando o poeta, “O Underground é, antes de tudo, um forte”. Destacaria todos e todas que dispõe de seu tempo pra fazer o underground acontecer.
Bandas? Entre tantas vou citar três que gosto muito: Faces of Death, Torture Squad e Tormentor Bestial.

Conteúdo do Canal:
NoiseRed : Qual o critério para escolher as bandas e artistas que você entrevista?

Ulisses Santos: Cara…o critério… é eu convidar e o músico/banda aceitar. Se aceitar, a gente põe na agenda. Já levei muito não nessa caminhada. Mas, como eu sempre digo: “O ‘Não’ eu já tenho”, ou como se diz por aqui “a tentada é livre”. Tu nunca vai saber se não tentar. Não dá pra ficar no “será que teria dado?” Como tu vai saber se não tentar?

Sempre que a entrevista termina eu envio para o entrevistado e convido à compartilhar. Eu tenho notado que alguns tem postado cortes da entrevista em seus perfis no Instagram. Acho legal que ajuda a divulgar o canal.

NoiseRed :Como você vê a importância de entrevistas para a divulgação de bandas independentes?

Ulisses Santos: Da mesma forma que esta entrevista que tu estás fazendo comigo. É um espaço para divulgar meu trabalho. As bandas tem que ver as entrevistas como um lugar de divulgação onde a palavra está com eles. No meu canal que fala são os entrevistados.

NoiseRed: Quais os tipos de conteúdo que você mais gosta de produzir e por quê?

Ulisses Santos: Os três conteúdos que eu produzo são o que mais gosto: comentar cds, ouvir a história das pessoas e saber sobre o underground, estes são meus três conteúdos.

Desafios e Futuro:
NoiseRed :Quais os maiores desafios que você enfrenta na produção de conteúdo para o YouTube?

Ulisses Santos: Eu me acostumei a criar agenda antecipada. Então, eu tenho 1 mês sempre fechado. Na semana anterior à entrevista eu peço ao entrevistado o material para a confecção da divulgação(esse material de divulgação é produzido em São Paulo e quando volta pra mim eu repasso ao entrevistado para ele fazer a divulgação nas redes dele).
O desafio maior é fazer o canal e o perfil oficial crescerem.

NoiseRed : Quais são seus planos para o futuro do canal Hora Rocker?


Ulisses Santos: Além de prosseguir fazendo todo este tipo de conteúdo, cobrir shows e oferecer apoio à festivais, também quero fazer o canal crescer ao ponto de ter assinaturas e criar produtos Hora Rocker para divulgar a marca.

NoiseRed :Qual mensagem você gostaria de deixar para os artistas e bandas que estão começando agora?


Ulisses Santos: Aceitem os convites para entrevistas se vocês notarem que é um trabalho sério pois é uma forma de vocês divulgarem seus materiais e assim serem conhecidos em outros lugares.

Impacto Social:
NoiseRed:Como você vê o papel do YouTube na promoção da cultura e da música?


Ulisses Santos: Acredito que o algoritmo do YouTube não favorece canais pequenos, pois muitas vezes, não entrega o conteúdo que tu cria pro teu público. Muitas vezes é complicada essa relação entre nós que produzimos conteúdo e as plataformas.

NoiseRed :Na sua opinião, o que o YouTube poderia fazer mais para apoiar os criadores de conteúdo independentes?

Ulisses Santos: Facilitar a propagação do conteúdo já seria uma excelente ideia. Hoje tu não vê isso, muito pelo contrário. Facilita a nossa vida, algoritmo!

NoiseRed:Qual a importância de apoiar a cena underground?

Ulisses Santos: Quebrar essa hegemonia do sertanojo e fazer com que muito mais pessoas conheçam as bandas do underground.

NoiseRed: Como você lida com as críticas e feedbacks dos seus espectadores?

Ulisses Santos: Crítica civilizada eu leio e tento assimilar e os feedbacks eu sempre procuro dar retorno pra quem deixa comentários, seja no canal seja no Instagram.

Print Instagram

NoiseRed: Muito Obrigado Ulisses por essa pequena entrevista, o espaço final é seu e mande uma mensagem para nossos leitores :

Ulisses Santos: Sigam os projetos independentes/underground que cobrem as bandas. Quando forem aos shows das bandas, procurem comprar o material das bandas, pois
qualquer valor pode ajudar a banda a custear, por exemplo, uma hora de estúdio.
Apóiem o underground!

Gostou da entrevista? Então não deixe de seguir o canal do Hora Rocker no YouTube e acompanhar as novidades! E se você ainda não conhece o canal, essa é a sua chance de descobrir um mundo de novas músicas e artistas.

https://www.youtube.com/@horarocker

Evento apoiado pelo Canal

Links Relacionados:
https://www.youtube.com/@horarocker
https://www.instagram.com/_horarocker/

Seus comentários fazem a diferença! Eles nos ajudam a melhorar o conteúdo do NoiseRed