KING ULTRAMEGA: Rock Stars Unem para Homenagear Chris Cornell e Apoiar a Saúde Mental na Música

Em uma colaboração histórica para apoiar a saúde mental e o bem-estar dos criadores musicais, a Reigning Phoenix Music e a MusiCares se uniram para destacar o KING ULTRAMEGA, um novo e ousado projeto de tributo que honra o legado de Chris Cornell.
O KING ULTRAMEGA estreia com uma poderosa releitura de “Rusty Cage“, do Soundgarden, lançada pela Reigning Phoenix Music. O KING ULTRAMEGA é um coletivo de estrelas com membros originais do ALICE IN CHAINS, ANTHRAX, MASTODON e SOUNDGARDEN, além de artistas lendários do mundo do hard rock e do metal. Com cada lançamento de single, KING ULTRAMEGA contará com diferentes músicos que visam celebrar o gênio musical de Cornell enquanto arrecadam fundos essenciais e conscientização para a MusiCares, a organização sem fins lucrativos da Recording Academy que fornece saúde mental, recuperação de dependência química e serviços de emergência para aqueles na comunidade musical. “A voz e a presença de Chris Cornell significaram muito para muitos, incluindo todos nós da MusiCares. Ele e seus entes queridos há muito defendem a importância do nosso trabalho, e é profundamente significativo ver seu legado continuar por meio de um projeto que traz conexão, conscientização e esperança para a comunidade musical.” — Theresa Wolters, Diretora Executiva Interina e Vice-Presidente de Saúde e Serviços Humanos da MusiCares.
A programação de “Rusty Cage” inclui:
- William DuVall (ALICE IN CHAINS) – Vocais
- Bill Kelliher (MASTODON) – Guitarras
- Mark Menghi (METAL ALLEGIANCE) – Baixo
- Charlie Benante (ANTHRAX, PANTERA) – Bateria

A música foi mixada por Josh Wilbur.
DuVall aborda o legado vocal imponente de Cornell com reverência e contenção. “Eu simplesmente me apoiei no meu amor pela música e no meu imenso respeito por Chris”, diz ele. “Como a faixa instrumental que Bill, Charlie e Mark enviaram era tão fiel à original, achei melhor me manter nesse patamar também. Novamente, meu motivo para participar foi simplesmente aceitar um desafio interessante quando grande parte do mundo estava fechado. Eu não tinha pensamentos ou ambições para isso além de postarmos nas redes sociais há cinco anos. Mas se este lançamento puder ajudar a promover o bom trabalho feito pela MusiCares, então estou totalmente dentro.” Kelliher canaliza fielmente os riffs irregulares e inconstantes da música, enquanto Menghi injeta uma dose de arrogância nos graves, incluindo uma seção ousada de baixo-wah na segunda metade carregada de pessimismo da música. Benante captura o estilo explosivo de Matt Cameron com precisão e sensibilidade, mantendo-se fiel ao groove “confortável, mas solto” da música. KING ULTRAMEGA é mais do que uma homenagem, é um movimento. O coletivo continuará lançando novas interpretações da obra de Cornell no SOUNDGARDEN, AUDIOSLAVE, TEMPLE OF THE DOG e em sua carreira solo, com cada faixa apresentando músicos convidados e colaboradores rotativos. A renda de cada lançamento será revertida para a MusiCares.
Sobre a KING ULTRAMEGA:
KING ULTRAMEGA é um projeto musical movido pela paixão que homenageia a vida, a voz e a genialidade de Chris Cornell, um dos artistas mais talentosos da atualidade. O lançamento acontece em conjunto com a tão esperada inclusão do SOUNDGARDEN no Hall da Fama do Rock and Roll.
Este projeto não começou com um momento único e dramático. Em vez disso, cresceu silenciosa e gradualmente, um resultado orgânico de anos de conversas, inspiração e profunda reverência por um músico cujo impacto permanece imensurável.
“Não houve um momento único no tempo que levou à criação deste projeto”, afirma o baixista e produtor Mark Menghi, a força motriz por trás do KING ULTRAMEGA. “Foi uma série de eventos que levaram à formação do KING ULTRAMEGA e à evolução da criação para homenagear a voz de uma geração.”
Tudo começou em 2020, em plena pandemia, quando Menghi gravou uma versão de “Rusty Cage” com amigos. O que começou como um lançamento criativo logo se tornou algo maior. A cada passo adiante, o projeto ganhava mais significado e propósito. “Eu sempre me deparava com o obstáculo mental de ‘você está entrando em águas desconhecidas, tem certeza de que quer fazer isso?'”, reflete Menghi. “Chris é um daqueles caras que, se você faz cover, é melhor fazer jus.”
A decisão de continuar ficou clara quando o guitarrista do SOUNDGARDEN, Kim Thayil, se juntou ao projeto e regravou uma de suas faixas icônicas. ” Quando Kim se envolveu e regravou uma de suas músicas, eu soube que algo estava acontecendo”, diz Menghi.
Thayil abraçou o projeto de corpo e alma . “Estou muito honrado em gravar ao lado de todos os músicos incríveis que participam do projeto KING ULTRAMEGA”, diz ele. “Estou igualmente orgulhoso de celebrar o SOUNDGARDEN nesta homenagem às composições do Chris. Admiravelmente, a participação de todos está apoiando o trabalho da Fundação MusiCares. Obrigado, Mark Menghi, Charlie Benante e Reigning Phoenix Music (RPM).”
Para Menghi, este projeto é tão pessoal quanto musical. “Passei por momentos muito difíceis na minha vida. Eu não deveria estar aqui agora, mas estou”, ele compartilha. “Gosto de pensar que minhas provações e tribulações do passado me ajudaram a entender Chris um pouco, daí a formação do KING ULTRAMEGA.”
A seleção das músicas foi guiada pelo instinto. “Meu humor. É simples assim”, explica Menghi. “‘Rusty Cage’ foi gravada simplesmente porque é uma das minhas músicas favoritas de um dos meus discos favoritos.” Outras músicas surgiram em momentos de reflexão e inspiração. “Há muitas outras sendo preparadas agora, todas com a bateria totalmente gravada, que estão sendo trabalhadas para lançamentos futuros.”
O objetivo nunca foi reinventar a obra de Cornell. Tratava-se de honrá-la com o respeito que ela merece. “Trata-se apenas de honrar o legado de Chris Cornell. Nada mais”, diz Menghi. Cada músico trouxe sua própria voz, mas sempre a serviço da música e da memória de Cornell.
“Cada músico tem sua própria marca musical individual”, explica Menghi. “Você ouve o melhor de cada um deles. Estamos falando de músicos que ajudaram a inventar e moldar gêneros musicais e ajudaram a definir suas gerações na cultura popular, não apenas na música, mas na sociedade como um todo.”
O elenco de colaboradores é notável. Kim Thayil, Charlie Benante, Joe Satriani, William DuVall, Bill Kelliher, Alissa White-Gluz, Kenny Aronoff, o próprio Menghi, entre muitos outros. A mistura de amizades passadas e novas conexões criou um vínculo único entre eles. “Eu penso no passado e penso: ‘Será que eu realmente pedi para o Joe Satriani fazer uma releitura instrumental de uma das maiores canções vocais modernas já gravadas?’ ou ‘Que porra eu estava pensando pedindo para o grande Kim Thayil regravar um de seus clássicos do Soundgarden?'”, ri Menghi. No entanto, nenhum ego entrou na sala. “Cada músico participante teve a visão e entendeu que se trata de honrar o legado não apenas de um músico inspirador, mas de um marido, pai e homem incrível.
Para Menghi, a música de Cornell sempre foi uma presença constante. “Chris Cornell foi uma das poucas constantes musicais na minha vida”, diz ele. “Nunca vacilei, nem uma vez.”
Certos momentos do processo foram surreais. Gravar com Thayil foi um deles. “Lembro-me de pensar no passado e dizer a mim mesmo: ‘Puta merda, estou em uma música do SOUNDGARDEN com Kim Thayil. Em que planeta estamos?'”
Durante todo o processo, Menghi atuou como diretor criativo do projeto, sempre guiado por uma pergunta central: “O que o Chris acharia disso?” . Cada escolha, desde músicos convidados até mixagens e artes, foi avaliada com base nesse padrão. “Se houver a mínima sombra de incerteza em qualquer ponto do processo, voltamos à prancheta.”
As gravações foram concluídas remotamente ao longo de vários anos. As faixas finais foram mixadas com cuidado para garantir um som coeso que ainda capturasse a emoção crua das apresentações.
Esperança é o tema subjacente que permeia KING ULTRAMEGA. É uma oferenda aos fãs de longa data e um convite para que os ouvintes mais jovens descubram o brilho atemporal da obra de Cornell. “KU é apenas um pontinho no universo de Chris Cornell”, diz Menghi. “Somos um lembrete sutil de que Chris foi um verdadeiro gênio musical.”
Para Menghi e seus colaboradores, KING ULTRAMEGA é tanto um trabalho de amor profundamente pessoal quanto uma das maiores honras de suas vidas musicais. “Estar aqui, mais de trinta anos depois, prestando homenagem a quem acredito ter sido o rei daqueles tempos é uma das maiores honras musicais da minha vida.”
Conecte-se com King Ultramega:
kingultramega.com | Apple Music | Spotify | Deezer | Instagram | Facebook | Tiktok | X
Fonte: C Squared Music
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do NoiseRed Aqui
Também estamos com o Canal de Transmissão no Instagram! Inscreva-se Aqui
Descubra mais sobre NoiseRed - Underground Manifesto !
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.