Fotografia: Fernanda Chemale

O single chegou às plataformas digitais no primeiro dia de setembro!

“Corajosa, poderosa, mulher de púrpura, mas com ares de cor de rosa”. Os versos são da música “Mulher de púrpura”, que a multiartista Laura Finocchiaro lança no dia 1 de setembro, nas plataformas digitais. A canção inaugura parceria dela com o sobrinho Ricardo Finocchiaro, filho de Lory F, baixista e compositora nascida em setembro de 1958 e que morreu prematuramente, em agosto de 1993. 

Os versos foram feitos por Ricardo para a mãe, mas também têm tudo a ver com Laura, cantora, compositora, instrumentista e produtora que, há quatro décadas, batalha na trilha da música independente. Mulher púrpura resistente ela! Não à toa, “a canção é uma homenagem a Lory F, às roqueiras brasileiras e a todos as mulheres que lutam por um mundo melhor e mais justo para todes”, como explica Laura.  

Ricardo Finocchiaro, filho único de Lory, é produtor de rock, cantor, compositor, escritor e jornalista. “Quando recebi a letra, percebi que não tinha métrica convencional, uma coisa mais pro rock progressivo, muito profunda, com muito sentimento. O interessante foi que o rock progressivo havia sido apresentado a mim pela própria Lory. Então, me dediquei a fazer uma música que fosse grandiosa e pudesse traduzir a potência da música dela. ‘Mulher de púrpura’ veio pra mim modal, com um caráter harmonicamente progressivo, e aí resolvi fazer com que soasse mais com a vibe dos anos 1970. Pra isso, era preciso uma bateria acústica, não podia ser eletrônica como eu havia feito no arranjo inicial.

Já que eu estava em Porto Alegre, onde eu e Lory nascemos, pensei em aproveitar e procurar os músicos que a amavam, pra botar, na canção, a energia das pessoas que tocaram com ela”, explica Laura. E assim ela encontrou o baterista Ricardo Pinoti, que, além de ter tocado com a própria Laura no primeiro show dela na capital gaúcha, em 1982, era muito amigo de Lory. A eles juntou-se também Gilberto Oliveira, que gravou a guitarra solo e o baixo acústico. E a conexão com Lory F. ficou ainda mais perfeita com a voz falada da multiartista Deborah Finocchiaro, irmã caçula dela e de Laura, em participação para lá de especial. A música agradou ao público que assistiu aos shows de Laura Finocchiaro recentemente em Porto Alegre.

“Foi um ótimo termômetro para medir a receptividade, que me deixou muito animada para o lançamento”, empolga-se a artista, que já prepara novas apresentações, agora em São Paulo.

A reação do público não poderia ser outra diante de uma letra forte e uma melodia que potencializa essa força, essa energia. Confira.

Link para a música

 FICHA TÉCNICA 

MULHER DE PÚRPURA (single)

Composição: Laura Finocchiaro e Ri- cardo Finocchiaro

Locução: Deborah Finocchiaro Bateria: Ricardo Pinoti

Baixo e guitarra solo: Gilberto Oliveira Arranjo e produção musical, voz, gui- tarra base, synths e grooves: Laura Fi- nocchiaro

Mixagem e masterização: Alex Ange- loni

Fotografia: Fernanda Chemale 

Arte: Valder Valeirão

Release: Carla Paes Leme

Assessoria de imprensa: Sheila Gomes

Selo: Sorte Produções Distribuição: Tratore

MULHER DE PÚRPURA

Música: Laura Finocchiaro Letra: Ricardo Finocchiaro

Sombra de mim essa cicatriz Sol do meu vir nesse porto feliz Ver essa voz, escutar esse rosto

Quando foi mesmo a última vez que eu senti? Minha libra, minha balança

Nem tu soube o equilíbrio que me trouxe Fúria branda, paz intensa

É constante pra mim, pensar no que você pensa

E essa força veio de ti independente, brilhante, Nunca houve medo antes

Corajosa, poderosa, mulher de púrpura Mas com ares cor de rosa

Minha libra, meu pesar

E onde foi mesmo que gostaria de estar? Ao meu lado, como nunca esteve

Mas sempre senti e é assim que deve ser Luz de mim, essa raiz

Sinto de ti o que deveria vir

E você está aqui, diferente de quando esteve Haja naturalmente…

não chore agora…não…

E essa força veio de ti independente, brilhante, Nunca houve medo antes

Corajosa, poderosa, mulher de púrpura Mas com ares cor de rosa

Links: https://linktr.ee/laurafinocchiaro_ Site Oficial: www.laurafinocchiaro.com.br

Fonte: Sheila Gomes -Assessoria de Imprensa

By Biano

Agente secreto URSAL a serviço no Brasil , curtidor de Músicas Subversivas e um tanto extremas, degustador de cerveja !

Deixe uma resposta