21 de maio de 2025

Novo videoclipe da Basttardz aborda desigualdade e direitos dos entregadores

Com crítica ao trabalho informal, o projeto audiovisual foi disponibilizado pelo Canal Scena nesta terça (20), no Youtube.

A banda maranhense de hardcore Basttardz lançou nesta terça-feira (20) o videoclipe da primeira faixa do álbum que será lançado no segundo semestre deste ano. O single “Greve” já está disponível no YouTube e traz imagens da banda pelas ruas de São Luís, em um manifesto sonoro que aborda a luta por dignidade e justiça social para os trabalhadores, com foco na desigualdade e nas condições precárias enfrentadas por motoboys e entregadores.

Assista aqui: 

 

Em parceria com a plataforma paulista Canal Scena, a Basttardz anunciou, por meio das redes sociais, o lançamento do vídeo e comentou sobre o objetivo do projeto audiovisual. “Greve não é crime, é um direito! O ato é um direito garantido pela Constituição, um instrumento legítimo de protesto e resistência. ‘Greve’, da Basttardz, não é só uma música, é um chamado à consciência, à luta e ao respeito pela dignidade de quem constrói o Brasil com esforço diário”, diz a nota.

A música foi disponibilizada nas plataformas de streaming no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. Após o lançamento da faixa, o quarteto maranhense deu início ao processo de captação das imagens que deram vida ao videoclipe recém-lançado. O projeto foi dirigido pelo vocalista André Nadler, com produção da própria banda e fotografia do videomaker Eani Paulo.

Usando a música como alerta para diversos problemas sociais, o vocalista Andre Nadler falou sobre a importância de tratar de temas como desigualdade social e direitos trabalhistas dentro do cenário musical. “Apesar do lançamento de uma música nova, a gente acredita que hoje não é dia para comemorar. O excesso de trabalho está adoecendo todos nós. De acordo com a Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA-BR), o Brasil é o segundo país do mundo com maior número de casos de burnout, com 30% dos trabalhadores sofrendo da síndrome causada por jornadas intensas e estresse crônico. Mais de 38 milhões de pessoas trabalham na informalidade, segundo dados do IBGE (2024), o que representa cerca de 40% da força de trabalho. Para categorias como a dos motoboys e entregadores por aplicativo, isso significa viver sem carteira assinada, sem acesso a direitos básicos como férias, 13º salário, aposentadoria ou mesmo cobertura em caso de acidente. Essa realidade empurra milhares de trabalhadores para jornadas exaustivas, insegurança jurídica e dependência total de algoritmos que definem sua renda diária”, explicou Nadler.

Sobre a banda

A Basttardz une o peso do hardcore nordestino com a linguagem urbana do rap nacional, usando suas composições como instrumento de reverberação pública para temas que passam pelo caos vivido no cotidiano da população do país, com acidez e objetividade em suas letras.
Uma das principais bandas do atual cenário nordestino da música de protesto e reconhecida em todo o circuito independente brasileiro, o grupo tem como influência musical nomes como Ratos de Porão, Planet Hemp, Rage Against The Machine e Suicidal Tendencies.

A banda conta com 4 videoclipes e participações em lives que possuem uma média de 30 mil visualizações no YouTube. Nas plataformas de streaming, o grupo alcançou mais de 70 mil streams somente na faixa “Fogo na Zona Sul” e mais de 30 mil streams na canção “Nota de Repúdio”.

Sobre o Canal Scena

O Scena é, na atualidade, o maior canal no YouTube que fala exclusivamente de bandas do underground brasileiro. Tendo realizado uma pausa em 2024, retorna como vitrine de novos nomes da cena nacional, exaltando o underground pesado. Por meio da produtora Scena Lab, tem realizado curadoria e lançamento de vídeos oficiais, além do trabalho de agendamento de shows e turnês.

Basttardz é:
Andre Nadler – Vocal
Adriano Ayan – Baixo
Inaldo Jr. – Guitarra
Gabs Matos – Bateria

Instagram: /basttardzhc

Facebook: / basttardz

Fonte: Scena Lab


Descubra mais sobre NoiseRed - Underground Manifesto !

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Seus comentários fazem a diferença! Eles nos ajudam a melhorar o conteúdo do NoiseRed

Descubra mais sobre NoiseRed - Underground Manifesto !

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading