17 de julho de 2025

Cipó Fogo Lança “O Vale das Sombras”: Uma Travessia Musical Pela Dor e Luta da História

Sétimo lançamento do Cipó Fogo apresenta 4 novas faixas com participações de músicos convidados como a alagoana Melinna Guedes e o uruguaio Matias Montes, abordando temas como ditadura e patriarcado.

O Vale das Sombras, mais que um lugar, é um período de tempo na história, que implica em uma dura travessia, de dor e luta, como a quadra histórica que vivemos hoje, com a ascenção do autoritarismo global que presenciamos, atônitos. Uma travessia forçada que a humanidade e o planeta precisam cruzar. A boa notícia é essa: um dia termina. Assim foi a travessia pelo vale das sombras para tantas populações ao largo da história. 

O vale das sombras que representou o colonialismo que os povos nativos americanos sofreram e ainda sofrem, e os mais de 300 anos de escravidão vividos pelas populações do continente africano nas Americas (Zumbi dos Palmares). O vale das sombras que viveram os perseguidos, torturados, mortos e desaparecidos políticos durante as ditaduras que assombraram a America do sul entre os anos 60 e 80, e que suas familias ainda seguem cruzando essa dor e essa luta até hoje (Nunca Más). 

O vale das sombras está nos encontros da população periférica do Brasil com a brutalidade policial em qualquer esquina das nossas cidades. O vale das sombras que cada mulher atravessa diariamente ao voltar do trabalho, do assédio no transporte público, da rua escura no caminho pra casa, sob a sombra do medo da violência de gênero (O Demônio). 

Esse cruzar, essa travessia, é muitas vezes uma realidade que se impõe, e não há outra caminho se não lutar (Fight Back) para chegarmos ao outro lado, onde a esperança de um mundo melhor nos espera. Ou pelo menos, ganhar mais um dia para seguir lutando.

O Vale das sombras conta com três participões especiais, na faixa Nunca Más, com a guitarrista alagoana Melinna Guedes (Moer H.C., Oldscratch, Meamarga), parceira do vocalista Marcelo Cabral no trio MC+20, também do guitarrista uruguaio Matias Montes de Oca, da banda Feta Gruesa, de Montevideo, Uruguai, na faixa Fight Back, e as guitarras de Sidney Lima em Zumbi dos Palmares, que abre o EP. 

Produzido, mixado e masterizado pelo guitarrista, baixista e compositor André Corradi, que criou e gravou todos os instrumentais das faixas de O Vale das Sombras. Corradi é luthier e construiu todos os instrumentos usados nas gravações. Também é o autor da foto de capa do EP. Voz e letras por Marcelo Cabral.

Adentrem então, O Vale das Sombras. Cruzem com cautela, afinal, o demônio é o guarda da esquina…

O VALE DAS SOMBRAS (EP 2025)

1 – Zumbi dos Palmares

2 – Nunca más

3 – O demônio

4 – Fight back 

Confira O Vale das Sombras no  Youtube:

Ouça O Vale das Sombras no Spotify:


(Em breve nas demais plataformas).

LINKS REDES SOCIAIS E.DEMAIS LANÇAMENTOS: 

https://linktr.ee/cipofogo

Fonte: Cipó Fogo Via E-mail


Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do NoiseRed

Também estamos com o Canal de Transmissão no Instagram Inscreva-se Aqui


Descubra mais sobre NoiseRed - Underground Manifesto !

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Seus comentários fazem a diferença! Eles nos ajudam a melhorar o conteúdo do NoiseRed

Descubra mais sobre NoiseRed - Underground Manifesto !

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading