Créditos: Justin H. Reich
Quinto álbum de estúdio “please” lançado em novembro de 2025 pela Generation Prog Records
A banda de metal progressivo The Reticent revelou o lyric video de “The Scorn (Those Who Don’t Understand)”, o mais recente single de seu próximo álbum “please”, com lançamento previsto para 13 de novembro pela Generation Prog Records . Conhecidos por seus álbuns conceituais emocionalmente intensos, The Reticent dá continuidade à sua tradição de narrativas que expõem a alma com “please”, uma jornada angustiante pelos muitos campos de batalha da doença mental.
“ The Scorn (Those Who Don’t Understand)” assume a voz daqueles que descartam os problemas de saúde mental, ecoando frases como “just get over it” e “it’s all in your head”. Musicalmente, a faixa se inclina para ritmos grooveados e acordes maiores para refletir a visão de mundo distanciada daqueles que não entendem. A adição de instrumentação exótica, como o alaúde e a percussão manual, destaca ainda mais a música do restante da paleta sonora do álbum.
Mas “Please” é mais do que apenas um álbum; é um mecanismo de sobrevivência. Escrito em apenas seis meses, o álbum foi gravado sob condições extremas. A bateria de “Please” e sua sequência foram gravadas em um único dia, enquanto as guitarras, o baixo e os teclados foram concluídos em dois. Os vocais, no entanto, levaram duas semanas extenuantes, durante as quais o fundador Chris Hathcock machucou a laringe tão gravemente que os médicos temeram danos permanentes. Hathcock foi forçado a seis semanas de silêncio total, chegando a dar aulas de forma totalmente não verbal. Felizmente, ele se recuperou, em grande parte.
A dor não parou por aí. Durante as filmagens do videoclipe de “The Concealment”, Hathcock quebrou dois dedos do pé, torceu outros três e rompeu parcialmente o manguito rotador durante uma cena que o obrigou a destruir violentamente um ambiente. Apenas seis dias depois, ele se apresentou no ProgStorm Festival em Montreal com essas lesões, dobrado de dor ao final do show. Os fãs, imersos na intensidade emocional da apresentação, não tinham ideia.
” Please” é o primeiro álbum do The Reticent a ser quase inteiramente produzido pelo próprio Chris Hathcock. Enquanto a bateria foi gravada no The Basement Studios com o produtor de longa data Jamie King (Between The Buried And Me, The Contortionist) , todos os outros elementos foram gravados no Silent Muse Studio de Hathcock. O álbum também foi mixado e masterizado por King , adicionando seu refinamento característico ao produto final. O isolamento da autogravação introduziu uma camada adicional de tensão emocional, especialmente durante as sessões vocais.
Em termos de letras, o álbum é rico em referências ao trabalho da psicóloga clínica Kay Redfield Jamison. Versos como “A noite cai rápido…” em “The Concealment” e “uma mente inquieta” em “The Night River” remetem aos trabalhos seminais de Jamison sobre suicídio e transtorno bipolar. Sua voz aparece até mesmo em samples ao longo de “Discharge”.
Musicalmente, “please” marca um retorno às guitarras de 6 cordas, uma estreia desde “On The Eve Of A Goodbye”, de 2016, exceto por “The Bed of Wasps”. O intervalo de cinco anos entre “please” e “The Oubliette”, de 2020 , é o mais longo da história da banda, um reflexo do impacto emocional e dos eventos da vida que moldaram sua criação.
The Reticent, liderado pelo educador musical indicado ao Grammy Chris Hathcock, construiu uma reputação por álbuns conceituais devastadoramente autobiográficos. Com James Nelson (Nospūn) e Paul McBride (Voraath), a banda oferece performances que confundem a linha entre show de metal e performance artística. Sua apresentação na ProgPower USA foi aclamado pela Metal Injection como “uma das performances mais comoventes da história do ProgPower ” .
Além de sua recente apresentação no ProgStorm Festival em Montreal no verão passado, o The Reticent está programado para aparecer nas edições de 2026 do ProgPower USA em setembro e do ProgPower Europe em outubro, marcando outro marco importante para a crescente presença internacional da banda.
O vídeo com a letra de “The Scorn (Those Who Don’t Understand)” já está disponível no YouTube e em plataformas de streaming.
Assista em
Fãs de Opeth, Cynic, The Contortionist, Wilderun e Devin Townsend encontrarão muito com o que se identificar em “please”, que será lançado em 13 de novembro de 2025 pela Generation Prog Records . Um álbum seguinte já está em andamento, moldado pela profunda perda do pai de Chris Hathcock durante a criação de “please”.
Pré-encomenda de CD (América do Norte) – https://thereticent.net/please-pre-order
Pré-encomenda de CD (UE) – http://www.generation-prog.com/shop/
Pré-salvamento do álbum digital – https://show.co/MoPdl8W
Videoclipe – “The Concealment (Those Who Don’t Want To Wake)”

Tracklist:
1. Intake – 1:45
2. The Concealment (Those Who Don’t Want To Wake) – 6:06
3. The Night River (Those Who Can’t Rest) – 6:55
4. Diagnosis 1 – 2:18
5. The Bed of Wasps (Those Consumed With Panic) – 5:47
6. The Scorn (Those Who Don’t Understand) – 8:12
7. Diagnosis 2 – 2:39
8. The Riptide (Those Without Hope) – 6:09
9. The Chance (Those Who Let Go) – 6:52
10. Discharge – 2:56
Créditos de gravação do álbum :
Todos os instrumentos e vocais executados por Chris Hathcock, exceto
– Guitarra solo e violão adicional por James Nelson
– Vocais convidados em “The Bed of Wasps” de Brian Kingsland
– Narração de Vienna Gloom
Todas as músicas escritas por Chris Hathcock
Produzido por Chris Hathcock
Projetado por Chris Hathcock
Bateria projetada por Jamie King
Mixado e masterizado por Jamie King
Arte do álbum por Joscelyne Hauserman
Formação :
Chris Hathcock – Vocal, Guitarra
James Nelson – Guitarra solo, vocais de apoio
Paul McBride – Baixo, Vocais de Apoio
Para mais informações: Thereticent.net | Facebook.com/thereticentmusic | Instagram.com/The.reticent.band
Fonte: Asher Media Relations
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do NoiseRed
Também estamos com o Canal de Transmissão no Instagram Inscreva-se Aqui
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
