14 de janeiro de 2025

Exclusivo: Quantum fala sobre as influências e desafios na criação de ‘Eternal’ em entrevista ao NoiseRed

O Quantum, banda carioca de metal moderno que vem se destacando no cenário nacional, acaba de lançar seu mais novo single e videoclipe, “Eternal”. Com uma sonoridade pesada e melódica, a banda apresenta um trabalho maduro e cheio de personalidade. Em entrevista exclusiva para o NoiseRed, a vocalista Lo Ferrera e o baterista Ali Ghazzaoni falam sobre as influências do grupo, o processo criativo de “Eternal” e os planos para o futuro.

NoiseRed: Como surgiu a banda Quantum ? Conte um pouco para nós o início de tudo e façam uma breve apresentação da banda para os leitores que ainda não conhecem a banda.

Lo Ferrera: A banda surgiu em 2015; quando eu (Lo Ferrera) decidi retornar a fazer algo que sempre me cativou: cantar. Banda de “Metal Moderno”, com vocal feminino e influências de Metal Progressivo, Djent,Death Metal e New Metal, formada em 2015 diretamente da Baixada Fluminense – Rio de Janeiro.
Um som agressivo que traz em conjunto letras que retratam vivências e situações ocorridas com os próprios integrantes

NoiseRed: Como estão se sentindo com o lançamento de ‘Eternal’ e como está o momento atual da banda?

Lo Ferrera: Um misto de sentimentos; pois esse som traz uma carga intensa para todos nós. A Quantum vem realizando composições e gerando materiais que em breve todos poderão ter acesso.
Além disso, vem fazendo alguns shows específicos em nossa cidade de formação e fora dela; Por exemplo: fizemos nosso 1º show em São Paulo dia 25/08, no Jai Club foi demais! Uma recepção surreal.

NoiseRed: Como surgiu a ideia da música?

Lo Ferrera: Surgiu através do incomodo de uma mente inquieta da vocalista; que dentre muitas perguntas sem respostas… seguiu sua intuição de transpor tudo aquilo para uma folha.

NoiseRed: Quais foram as principais inspirações para a letra e a melodia?

Lo Ferrera: A música significa conformidade com o caos, significa entender a ordem da desordem, aceitar e desfrutar do que parece indesfrutável.
Nossas principais influências foram: Meshuggah, Jinjer, The faceless, Spiritbox, Slipknot, Monuments entre outras.

NoiseRed: Como foi a colaboração entre todos os membros da banda na criação da música?

Lo Ferrera: A colaboração entre os membros é muito em relação a própria presença de cada um na banda, o nosso ex guitarrista Gabriel fez todo instrumental; essa música em especial, teve ajustes do Ali (baterista),o que a tornou mais interessante, somando com toda versatilidade vocal da Lo Ferrera e sua letra tão minuciosa.

NoiseRed: Qual o significado da música para cada integrante?

Lo Ferrera: música é sinônimo de viver; respirar; evoluir e ter em mãos possibilidade de ajudar o próximo! Através de letras e melodias criadas com todo sentimento.

Ali Ghazzaoni: Música, ao meu ver, é o espaço onde a gente vai pra fugir um pouco da loucura da vida. Seja produzindo, executando, ou só ouvindo um som, é uma boa fonte de sanidade mental. Não só isso, música é um recurso de onde a gente tira esperança, inspiração, confiança, vontade de fazer mais.

NoiseRed: A letra de “Eternal” é bastante pessoal e emocionante. Como foi escrever sobre um tema tão delicado?

Lo Ferrera: Eu (Lo Ferrera) só soube quando ela de fato fez sentindo quando vi o por que dela ter sido criada “do nada”. Ela foi escrita anos antes do falecimento da minha mãe em nov/2022.
Entretanto, nunca soube o porquê de ter escrito algo sobre LUTO se nunca tinha vivido, até então.
Quando aconteceu a passagem de minha mãe em 2022, anos após eu ter escrito essa letra, eu soube me responder, e com isso, “responder’’ minha mãe, pois mostrei a letra para ela assim que escrevi na época (meados de 2020) e ela também ficou sem entender, me perguntando se eu teria me inspirado em alguém em específico. Mas hoje sei que foi um dos meios criados intuitivamente para que eu pudesse “lídar” e exteriorizar toda dor após sua partida.

NoiseRed: A banda costuma abordar temas sociais e políticos em suas músicas. Qual a importância de usar a música como ferramenta de conscientização?

Lo Ferrera: A música é algo que repete em nossos ouvidos enquanto estamos num momento de ócio, ou de lazer, então, ela adentra o dia a dia mais facilmente, sendo uma ferramenta eficaz de conscientização, já que os afazeres do dia a dia as vezes não permitem ou não facilitam outras formas de conscientização.

NoiseRed: Como a banda vê a evolução da cena Underground/Metal nos últimos anos?

Ali Ghazzaoni: Eu sinto que o cenário ficou mais sério, sabe? Cresceu, saiu da adolescência, tá enfrentando a maturidade. As bandas, produtores, público, passaram a entender o funcionamento da máquina como um todo, e também tá aprendendo o que é necessário pra fazer cada engrenagem girar. Vejo a postura dos músicos no geral sendo mais séria, mais sóbria. Estamos mais prontos para encarar isso como mercado, menos como uma aliança que se baseia só em coleguismo. Claro, ainda falta MUITO para o metal, para o rock underground ter o espaço e o reconhecimento cultural que precisa.

NoiseRed: Quais outros temas a banda pretendem explorar em futuros trabalhos?

Lo Ferrera: Tudo que viermos a passar, presenciar ou problematizar. Vocês nunca ouvirão algo que não venha de nós! Temas sociais, psicológicos (saúde mental), temas que envolvem a sociedade de maneira geral.

NoiseRed: Como a banda vê o cenário do metal no Brasil?

Ali Ghazzaoni: O Underground, novamente, tomou uma postura mais séria. Acho isso legal porque, naturalmente, se separa o joio do trigo. Quem tá disposto a fazer o corre acontecer, a colocar a cara a tapa e acreditar no próprio trampo, vai ter muito mais e melhores chances. É importante falar que a maneira do músico trabalhar e divulgar seu trabalho mudou MUITO nos últimos anos, nas últimas duas décadas. Quem não se adapta, quem não cede às redes sociais, quem não entende que deve ser a marca de seu próprio produto, vai continuar sendo vítima de shows catastróficos e produtores aproveitadores.

NoiseRed: Quais são os desafios e as oportunidades para uma banda como a Quantum no mercado musical atual?

Ali Ghazzaoni: acho que o maior desafio de se solidificar, não só numa banda de metal, mas com rock em geral, é a quantidade de investimento que tem que ser aplicada. Investimento de tempo, dinheiro, trabalho, esforço físico e mental. E a realidade é que, nem sempre os envolvidos em um projeto pode dispor desses investimentos, principalmente porque o ramo musical pode não ser tão lucrativo, ou pode levar tempo demais pra render retornos. Quando você depende de um emprego em horário integral para pagar as contas e comprar comida, seus projetos acabam ficando em segundo plano, naturalmente. Dar certo como banda de rock/ metal nos dias de hoje, infere que esse projeto seja tratado como seu emprego, sua função de trabalho integral, assim como um CLT.

NoiseRed: Quais são as principais influências da banda no cenário nacional e internacional?

Lo Ferrera: São muitas! Podemos citar no cenário nacional: Crypta; Project 46; AXTY; Torture Squad.
E no cenário internacional: bleed from within; Jinjer; Slipknot; Monuments; Uma eterna Mistura (rsrs).

NoiseRed: Sobre o videoclipe, teve um retorno do público sobre o lançamento de Eternal?

Lo Ferrera: Ainda estamos tendo, na verdade. Retorno esse bem positivo; até agora nada foi negativo!

NoiseRed: Quais são os próximos shows da banda? Onde os fãs podem acompanhar a agenda?

Lo Ferrera: Podem nos acompanhar pelo nosso Instagram @quantumofficialbr. Lá postamos quase que diariamente. Até agora temos shows agendados até janeiro/2025! Um deles (não podemos falar no momento) será mega especial para nós. Em breve maiores informações em nosso Instagram (rsrs).

NoiseRed : A banda possui merchandising ? Venda de camisetas,patchs,bottons,adesivos e CDs ? Se sim , como a galera pode encomendar e assim fortalecer ainda mais a caminhada da banda pelo underground.

Lo Ferrera: Sim! À venda é feita pelo próprio Instagram da banda (via direct) e nos shows!

Mais informações: 

Instagram: https://instagram.com/quantumofficialbr

Spotify: https://open.spotify.com/artist/7Eh7PObMTPUz1l33DcvCHo

Facebook: https://web.facebook.com/QuantumOfficialbr/

Booking: contatolbnassessoria@gmail.com

Seus comentários fazem a diferença! Eles nos ajudam a melhorar o conteúdo do NoiseRed