7 de dezembro de 2024

Entrevista Exclusiva: Screams of the Night fala sobre “Eyes of the Crow” e muito mais

Direto de Itapecerica da Serra, SP, a banda de Melodic Death Metal Screams of the Night (SOTN) vem conquistando cada vez mais espaço na cena nacional. Com o lançamento do novo EP, “Eyes of the Crow”, o sexteto paulista demonstra uma evolução sonora e uma maturidade musical impressionantes. Em entrevista exclusiva para o NoiseRed, a banda nos contou sobre o processo criativo do novo trabalho, suas influências e os planos para o futuro.

NoiseRed: Começando do início: Como surgiu a ideia de formar a Screams of the Night? Quais eram as influências musicais de vocês na época?

SOTN : Então, a SOTN é uma banda formada de época da escola, la pra meados 2011, era algo para curtir e aprendermos a tocar juntos pois não éramos músicos, e não sabíamos o que estávamos fazendo kkkk. As influencias sempre são o que cada membro estava ouvindo, então tinha muito de Avenged Sevenfold, Sepultura (desde sempre) e Metallica, Slipknot , Pantera.

NoiseRed :A banda passou por algumas mudanças na formação ao longo dos anos. Como essas mudanças impactaram o som e a direção musical da banda?

SOTN : Bem, mudanças são sempre algo que no começo da um pouco de medo, saber se iremos continuar, mas toda mudança nos motivou a melhorar em um contexto geral, tanto em organização, como em seriedade para criação de algo autoral. Novos integrantes trazem novas experiencias e adicionam novas características e influenciam no som.

NoiseRed :Como a cidade natal de vocês influenciou a formação e o desenvolvimento da banda? Existem outras bandas da região que os inspiraram?

SOTN : Em Itapecerica, são poucas bandas de metal autoral, a maioria é cover ou alguns outros estilos como Punk e Hardcore que são os que prevalecem e por isso mesmo que optamos por algo que diferencie na cidade.

NoiseRed: Como a banda vê o cenário do metal no Brasil?

SOTN : Nos últimos anos o cenário underground tem crescido muito, ainda mais pela facilidade e acessibilidade que temos para gravações e divulgações atualmente. Então há todo momento surgem bandas novas com músicas incríveis e não deixa nem um pouco a desejar em relação ao cenário musical de outros países.

NoiseRed: Vocês combinam Groove Metal, Melodic Death Metal e Heavy Metal. Como vocês conseguem equilibrar esses diferentes estilos em suas músicas?

SOTN : Na real o que tentamos trazer é a influência de cada um dos membros que curetem esses gêneros, mas não buscamos seguir na risca algum subgênero, declaramos que somos metal, meio que criamos o que sentimos e isso vai muito do que cada membro escuta em cada época, e com isso cada membro da uma pitada do seu gosto e influencias que acaba criando a Screams

NoiseRed: Por que a decisão de usar letras em inglês? Como vocês escolhem os temas para as suas músicas?

SOTN : Já pensamos em colocar algumas letras em português, porem para encaixar mais no que tocamos,vimos que o inglês encaixa e soa melhor. As composições atualmente são feitas pelo nosso baixista Levy que acaba expondo alguns sentimentos em forma de musica, mas sempre buscamos um lado mais terror.

NoiseRed: Sepultura, Lamb of God e Gojira são citados como grandes influências. De que forma essas bandas moldaram o som da Screams of the Night?

SOTN : As influencias de cada membro acabam refletindo no que cada um produz na hora de compor, então rola uma mescla de gêneros, que no final acabamos não parecendo nem Sepultura, nem Lamb e nem Gojira, porem alguns detalhes nas músicas acaba por soando parecido, mas sempre buscamos inspirações nessas bandas.

NoiseRed: Podem contar um pouco sobre o novo álbum que estão trabalhando? O que os fãs podem esperar?

SOTN : Este ano soltamos nosso primeiro EP e videoclipe, então estávamos focados na divulgação desse material, porem a partir do ano que vem vamos focar no novo álbum que deve ter de 9 a 12 músicas. Com essa formação atual teremos uma diferença nas composições em geral pois as músicas vão ser do zero com os membros de agora então irá ter uma sonoridade um pouco diferente do que foi o EP.

NoiseRed: Qual o papel da Screams of the Night na cena do metal brasileiro? Quais são os seus objetivos para o futuro da banda?

SOTN : A SOTN tenta mostra que o metal brasileiro se mantem vivo, trazendo consigo as raízes do que já foi construído aqui, mas ao mesmo tempo com influencias do que crescemos ouvindo, Os projetos futuros são trabalhar em novos discos e novos clipes e tentar mantem uma agenda constante de show pra mostrar o nosso melhor nos palcos.

NoiseRed: Qual a mensagem que vocês querem transmitir com a música de vocês?

SOTN : Passar uma mensagem é sempre um assunto delicado, não tratamos de assuntos diretos como política ou religião, pois o ouvinte sempre terá sua própria interpretação, com tudo nós da SOTN tentamos passar a sensação de que todos tem um lado obscuro, seja indignado com as tragedias e destruição, ou mesmo mediante aos mentirosos(as) que te magoam.

NoiseRed: Quais são as músicas favoritas de cada integrante da banda no momento? E quais são as músicas que mais gostam de tocar ao vivo?

SOTN : A maioria dos membros gostam muito da intitulada “Screams of the Night” por ter uma sonoridade assim mais sombria que as outras, mas ainda assim com peso. E a ao vivo por questão de o público conhecer mais e cantar junto a “Destroyer” graças ao lançamento do clipe se tornou a música mais querida pela galera.

NoiseRed: Vocês têm algum ritual antes de subir ao palco? Algo que os ajude a entrar no clima para o show?

SOTN :Antes de qualquer show nós sempre tentamos troca muita ideia relaxar pra subir no palco coma a melhor energia possível, mas até então nenhum ritual tão especifico.

NoiseRed: Qual foi o momento mais marcante da carreira da banda até agora?

SOTN : A Banda passou por muita coisa até se consolidar, incluindo troca de membros, um hiato de alguns anos por falta de membros e projetos pessoais, mas todos tem seus momentos de realização pessoal, então eu acredito que em quanto banda, foi gravar e produzir o nosso EP Eyes Of The Crow, e em seguida conseguir encaminhar a gravação e lançamento do clipe que o público aderiu super bem.

NoiseRed : A banda possui merchandising ? Venda de camisetas,patchs,bottons,adesivos e CDs ? Se sim , como a galera pode encomendar e assim fortalecer ainda mais a caminhada da banda pelo underground.

SOTN : Possuímos sim, camisas, adesivos e Cds, no momento estamos fazendo só sob encomenda, basta a galera entrar em contato via direct no instagram que enviamos por correios ou até em alguma estação caso seja SP.

NoiseRed: Como você vê a evolução da cena Underground/Metal nos últimos anos?

SOTN : Olha sinceramente há algum tempo frequentávamos os roles apenas como espectadores até conseguir voltar a formação da banda e conseguir o retorno aos palcos, o cenário atual do underground está cada dia mais rico com bandas de alto nível e cada um com sua característica e isso nos deixa muito felizes pois acaba abrindo portas para todos.

NoiseRed: Muito Obrigado pela entrevista ,mande um recado para os leitores do NoiseRed.

SOTN : Bom nós da Screams Of the Night (SOTN) só temos a agradecer pela entrevista e poder contar um pouco sobre nossa história e o trajeto percorrido até aqui, é gratificante ver que a cada dia nosso público cresce e tem interesse no nosso som, Bom fiquem de olho nas nossas redes sociais pois tem muita novidade pra vir, como agenda de shows, novas artes de merch, e claro um disco cheio das nossas misturar malucas e pesadas.

Capa do EP Eyes of the Crow

Links Relacionados:
https://facebook.com/sotnband
https://twitter.com/sotn_oficial
https://www.instagram.com/sotn_oficial/
https://screamsofthenight.bandcamp.com/
https://www.youtube.com/@Screamsofthenightoficial

Seus comentários fazem a diferença! Eles nos ajudam a melhorar o conteúdo do NoiseRed