20 de julho de 2025

Incite: Richie Cavalera Detalha a Brutalidade de “Savage New Times” em Entrevista Exclusiva!

Prepare-se para o caos sonoro! Os groovers e thrashers de Phoenix, INCITE, estão de volta com sua encarnação mais feroz em “Savage New Times”, que chega em 15 de agosto de 2025 pela Reigning Phoenix Music. Este álbum promete ser uma verdadeira potência do thrash metal moderno, encapsulando a essência pura do INCITE, infundida com a garra inabalável e anos de dedicação da banda.

A cena do metal está sempre em ebulição, e algumas bandas surgem com uma intensidade que as coloca em um patamar à parte. É o caso do Incite, a máquina de groove e thrash metal de Phoenix, Arizona, liderada pelo carismático vocalista Richie Cavalera. Desde 2004, o Incite tem forjado seu caminho com uma sonoridade implacável, shows energéticos e uma dedicação inabalável que os fez conquistar fãs pelo mundo todo, dividindo palcos com gigantes como DevilDriver e Six Feet Under.

Conhecido por sua performance visceral e por levar o metal ao limite – chegando a dirigir 800 quilômetros em uma nevasca para um show! –, o Incite solidificou seu lugar no thrash moderno. Para desvendar os bastidores dessa força da natureza e entender o que impulsiona a banda e seu vocalista, o NoiseRed teve a honra de bater um papo exclusivo com Richie Cavalera. Prepare-se para uma conversa franca sobre a trajetória da banda, o processo criativo, a energia nos palcos e os desafios de manter a chama do metal acesa.

NoiseRed : “Savage New Times” está sendo descrito como a “encarnação mais feroz” do INCITE até agora. O que, especificamente, vocês fizeram de diferente neste álbum para alcançar essa intensidade e “coragem inabalável”?

Richie Cavalera / Incite : Acho que simplesmente juntamos tudo o que fizemos como banda em uma vibe completa — sendo plenamente quem queríamos ser como banda e como realmente queríamos soar. Cada álbum foi um crescimento para nós até chegarmos a esse ponto, e é emocionante criar nossas melhores músicas neste momento da carreira. Layne e Lennon também tiveram um papel fundamental em levar nossa composição a um nível totalmente novo. Este álbum é desafiador, divertido e soa incrível. Queríamos fazer um álbum que pudesse se igualar ao que há de melhor por aí e que fosse fresco, novo e interessante.

NoiseRed : O álbum foi lançado quase cinco anos depois de “Built to Destroy”. O que você acha que mudou na banda e na sua abordagem musical nesse período, que culminou em “Savage New Times”?

Richie Cavalera / Incite : Tiramos nosso antigo guitarrista depois de muitos anos, e isso era necessário. A direção depois de “Built” simplesmente não nos agradou. Lennon realmente se destacou e se tornou o principal compositor para nós, e lançamos o EP ” Wake Up Dead” em 2022 para apresentar nosso som refinado e começar a fazer músicas que todos amávamos e sentíamos que nos representavam plenamente. Acho que foi aí que tudo mudou, e é uma grande diferença quando você ouve aquele disco e esses mais novos. Estamos focados no nosso estilo — heavy metal que não tem medo de adicionar vibes de todos os gêneros do metal.

NoiseRed : Você mencionou que o álbum encapsula a “natureza pura” do INCITE. Como você definiria essa “natureza pura” para um ouvinte que está começando a conhecer a banda?

Richie Cavalera / Incite : Orgânico, divertido, pesado, melódico e inovador. Acho que temos um som matador e único que qualquer metaleiro poderia apreciar. Seja black metal ou nu-metal, há algo para você nesta banda. Sem mencionar o aspecto de saúde mental das letras e da música — é um disco muito terapêutico e arrasador. Acho que permite ao ouvinte sentir a conexão com as músicas mais do que nunca. É um disco completo do começo ao fim e se mantém atual — não fica sem graça depois de algumas audições.

NoiseRed : A produção de Steve Evetts e a mixagem de Arthur Rizk são destaques. Como foi o processo de trabalhar com eles neste álbum e como eles contribuíram para moldar o som final de “Savage New Times”?

Richie Cavalera / Incite : Steve Evetts é uma lenda absoluta, e este é o quarto álbum dele trabalhando conosco, então a vibe com ele é realmente incrível, mas também muito difícil, porque ele não nos deixa relaxar. Ele nos pressiona muito, e trabalhando com ele tantas vezes, ele definitivamente entende o som e o estilo que o Incite é — o que estávamos tentando alcançar. Arthur Rizk — você sabe que ele é foda — e ele realmente fez a masterização deste disco. Steve fez a mixagem. Arthur evoluiu muito e trabalhou com bandas incríveis na última década, então tê-lo no disco foi muito legal, e eu acho que os dois estilos, Steve e Arthur, realmente fizeram deste álbum o melhor que ele poderia ser.

NoiseRed : O novo guitarrista Layne Richardson é uma adição recente. Como a sua chegada influenciou o processo de composição e a energia de “Savage New Times”, tanto no estúdio quanto em futuras apresentações ao vivo?

Richie Cavalera / Incite : Ah, o Layne é incrível. Ele trouxe uma energia incrível, humildade, trabalho duro e influências musicais que combinaram perfeitamente com Lennon, El e eu. Ele é realmente o cara que esta banda procurava desde o início. Ele é um ótimo compositor e artista — ele toca piano e violão de 12 cordas e acrescenta muito à banda. É incrível. Ele é simplesmente perfeito para nós, além de combinar sua energia e habilidade de show ao vivo conosco, e tudo o mais. Acho que estamos apenas começando a entender o quão boa esta banda vai ficar com Layne e Lennon conseguindo compor de forma tão coesa.

NoiseRed : As faixas “Lies”, “Just a Rat”, “No Mercy No Forgiveness” e a faixa-título são citadas como exemplos da força do álbum. Você poderia nos contar um pouco mais sobre a inspiração ou o processo de criação de uma dessas faixas em particular?

Richie Cavalera / Incite : Sim, são todas faixas incrivelmente poderosas com as quais qualquer um que as ouça pode se identificar de uma forma ou de outra — seja um sentimento cultural, político ou pessoal. “Rat and Lies” , especificamente para mim, era sobre os momentos difíceis que passei com pessoas ruins, e acho que essa foi a minha maneira de extravasar essas frustrações e finalmente poder falar com essas pessoas ruins. “No Mercy More” vem de um lugar de simplesmente confiar em si mesmo, não ouvir os outros, acreditar no que você pode fazer e não desistir. Sou uma pessoa muito trabalhadora e motivada, e essa música é esse sentimento dentro de mim que transparece quando se trata de arrebentar em tempos difíceis.

NoiseRed : O INCITE foi fundado em 2004. Olhando para trás, qual foi o maior desafio que a banda enfrentou e superou para chegar onde está hoje?

Richie Cavalera / Incite : Acho que o momento mais difícil foi o final de 2012. Em um mês, meu baixista original saiu da banda, seguido pela saída do baterista. Foi muito desafiador. Foi muito frustrante, e eu realmente não queria continuar — mas tive que continuar. Eu tinha investido demais e, se não tivesse continuado, não teria conseguido estar em uma banda com pessoas incríveis como Lennon e El. Acho que aquele momento mudou nossa trajetória para sempre. Nós três estamos juntos há mais de 12 anos, criamos quatro álbuns e estamos cada vez melhores. Então, para mim, esse foi o período mais difícil — mas também incrível — da banda.

NoiseRed : Richie, seu estilo vocal é descrito como “um toque fresco e cru”, e, obviamente, seu sobrenome carrega uma herança lendária. Como você vê a evolução da sua voz e performance ao longo dos anos, e o que você busca expressar por meio delas no INCITE?

Richie Cavalera / Incite : Acho que isso é realmente o que mais chama a atenção na banda. Quando comecei, não aprendi, nem treinei, nem nada do tipo — eu só gritava e tentava o que podia. Acho que os produtores com quem trabalhei mantiveram minha voz mais monótona, no mesmo tom, sem nada de emocionante acontecendo. Além disso, o conteúdo das letras, a clareza das palavras, sem deixar de ser agressiva, e a maneira como as escrevo melhoraram muito. Quando você ouve nosso álbum de estreia ou este álbum, minha voz definitivamente evoluiu. Eu me refinei e descobri como quero soar. Acho que isso é eu sendo exatamente quem eu poderia ser.

NoiseRed : A banda é conhecida por suas turnês incansáveis, cruzando continentes e tocando em festivais como Bloodstock e Heaven and Hell. Qual a importância da estrada para o INCITE? E qual foi a experiência mais memorável que vocês tiveram em turnê?

Richie Cavalera / Incite : Tocar ao vivo era a coisa mais importante para nós como banda. Não tínhamos uma grande gravadora nem um grande apoio, então tivemos que tocar e construir do zero. Tocar ao vivo foi como nos conectamos com os fãs e conseguimos mostrar a eles quem somos — musicalmente e como pessoas. Foi assim que chegamos a esses festivais maiores — nos esforçando incansavelmente e participando de todos os shows ou turnês que podíamos.
Eu diria que ir à América do Sul em 2016 foi uma experiência incrível. Os metaleiros são tão intensos lá, você meio que se sente como os Beatles, rs. Mal posso esperar para voltar, com certeza.

NoiseRed : A arte do Marcelo Vasco é sempre marcante. Como foi colaborar com ele na capa de “Savage New Times” e o que isso representa visualmente para o álbum?

Richie Cavalera / Incite : Ele é foda. A visão dele para a capa era exatamente o que procurávamos — sem mencionar o redesenho de um novo logotipo que representa o futuro da banda. A arte dele é sempre incrível e única. Esta capa se destaca no metal e se tornará uma capa famosa e conhecida. É exatamente o que eu vejo quando penso em Savage New Times . As cores, o esquema — tudo flui perfeitamente com a música. Se você viu esta capa sem nunca nos ouvir, acho que você vai querer conferir, só porque ela é tão cativante. Ela é demais.

NoiseRed : Você é um nome consolidado no thrash metal moderno. Como você vê a evolução do gênero nos últimos anos e qual o papel do INCITE nessa cena em constante mudança?

Richie Cavalera / Incite : Sim, acho que gostamos mais do termo heavy metal — ele nos permite incorporar todos os tipos de estilos e influências ao nosso som. Definitivamente amamos thrash, mas também gostamos de black metal, grind e death. Somos uma banda que consegue misturar tudo isso com tanta fluência e fazer um som incrível — pelo menos é assim que eu me sinto. Estamos criando uma nova vibe que acho que muitas bandas seguirão e se inspiraram.

NoiseRed : Para os fãs brasileiros, principalmente os que acompanham thrash e groove metal, que mensagem vocês gostariam de deixar sobre o “Savage New Times” e a possibilidade de tocar aqui no Brasil?

Richie Cavalera / Incite : Claro que sim — comprem o álbum, façam streaming e espalhem a notícia para os meus colegas metaleiros. É uma nova direção arrasadora para a música pesada e é emocionante de ouvir — sem mencionar um bom lançamento contra qualquer coisa que te derrube. Espalhem a notícia, animem-se e nos vemos em breve.

NoiseRed : Muito obrigado pela entrevista, e o espaço final é seu:

Richie Cavalera / Incite : Muito obrigado pelo apoio e continuem arrasando pelas bandas — é muito apreciado.

Savage New Times Tracklist: 
1. Lies
2. Feel This Shit (I’m Fired Up)
3. Just a Rat
4. Chucked Off
5. Doubts and the Fear
6. Dolores
7. No Mercy No Forgiveness
8. Used and Abused
9. Never Die Once
10. Savage New Times

INCITE é:
Vocais – Richie Cavalera
Guitarra – Layne Richardson
Baixo – EL
Bateria – Lennon Lopez

Créditos:
Gravado com o produtor Steve Evetts no Bell House Studios
Mixado por Arthur Rizk
Obra de Marcelo Vasco

Links Relacionados:
https://www.facebook.com/inciteheavymetal
https://www.instagram.com/incite_heavymetal/
https://open.spotify.com/artist/2QMngsbAfyIglYdFpefrQA
https://x.com/inciteband
https://music.apple.com/us/artist/incite/278131122


Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do NoiseRed

Também estamos com o Canal de Transmissão no Instagram Inscreva-se Aqui


Descubra mais sobre NoiseRed - Underground Manifesto !

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Seus comentários fazem a diferença! Eles nos ajudam a melhorar o conteúdo do NoiseRed

Descubra mais sobre NoiseRed - Underground Manifesto !

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading