São Paulo, 14 de dezembro de 2023 — O trio paulistano de rock alternativo Barragem retorna com uma dupla de faixas inéditas neste fim de ano. Intitulado “Aberração/Girls”, o single duplo traz as faixas que dividem o nome do lançamento. Trilhando uma direção completamente diferente de “Best Friend”, lançamento anterior da banda, as novas canções exploram um lado mais raivoso e explosivo das composições da Barragem.

Aberração”, faixa que abre o single, se inclina na direção de sonoridades do cenário do metal, sendo fortemente inspirada por grupos como Children of Bodom, Deftones, Deafheaven e At the Gates, sem deixar para trás inspirações fundamentais da banda como Charlie Brown Jr. e o emo dos anos 2000.

Já “Girls” é um caso à parte. Sendo tradicionalmente a música que encerra os shows da Barragem, sua versão gravada busca capturar todo o caos, cacofonia e catarse da versão ao vivo. “Girls” é uma explosão barulhenta com uma sonoridade que flerta com o garage punk de bandas como Misfits, Discharge e Black Flag, e abraça a sonoridade mais ríspida do início do grunge, a exemplo dos primeiros trabalhos do Nirvana.

A dupla de músicas compartilha o tema de anseio e demanda pela liberdade de ser e viver de acordo com sua identidade, sua personalidade e suas escolhas. Ambas as faixas buscam representar a raiva e frustração acumulada na transmissão destas mensagens, mas “Aberração” o faz de forma mais racional, falando diretamente sobre encontrar força na negação dos padrões e afirmação da identidade, enquanto “Girls” segue um caminho mais metafórico por meio de uma história sobre uma pessoa que não se identifica com seu próprio corpo.

Pelo menos é isso o que diz Marcus De Rosa, guitarrista e vocal da Barragem e autor da letra de “Girls”. “Eu escrevi essa letra em um transe de privação de sono enquanto eu trabalhava, há anos atrás, quando a maior parte do meu dia consistia em passar horas lendo sobre magia e ocultismo”, conta. “Isso foi em 2019. Depois de todos esses anos, lendo essa letra eu vejo essa história bem nitidamente. Então é isso, é sobre ser quem você é, mesmo tendo que ir contra tudo e todos no processo, e isso envolve muita raiva”.

Para “Aberração/Girls”, a banda volta a trabalhar com o produtor Luke Mello (@lukemello138), que realizou a gravação e produção da dupla de faixas em seu estúdio na Zona Norte de São Paulo, e também com Lucas Carmo (@lucascarmow) para a arte da capa, que anteriormente trabalhou nos singles “Barragem” e “Best Friend”.

Ouça “Aberração/Girls” no Spotify ou YouTube.



Siga a Barragem no Instagram!

Fonte : Banda Barragem Via E-mail

By Biano

Agente secreto URSAL a serviço no Brasil , curtidor de Músicas Subversivas e um tanto extremas, degustador de cerveja !

Deixe uma resposta