20 de setembro de 2024

MASSIVE SCAR ERA colabora com Chaney Crabb do Entheos para dar voz à história recente do Egito com o single “School Girls”

Cherine Amr | Chaney Crabb

Novo EP “Assyad” sai em outubro de 2024
com músicos convidados Simon McKay (The Agonist), Frédérick Filiatrault (Unexpect, Vvon Dogma I), Salem Atallah, Muhammed Abouzeid, Chaney Crabb (Entheos)

Massive Scar Era , o visionário projeto de metal egípcio/canadense liderado por Cherine Amr , está emocionado em anunciar o lançamento de seu novo single “School Girls | بنات المدرسة” . Esta faixa, com os vocais dinâmicos de Chaney Crabb do Entheos , é o single principal de seu próximo EP, “Assyad” , previsto para ser lançado em outubro de 2024. Com “School Girls” , Massive Scar Era quebra as barreiras do gênero novamente, misturando rock progressivo, pós-grunge, música egípcia e metal em um som cativante que ressoa profundamente com os fãs em todo o mundo. Amr comenta sobre a faixa única:

“’School Girls’ representa um diálogo entre o espírito Mu’allima (professor), trazido à vida pela voz de Chaney, e o mundo exterior. O refrão é adaptado da canção tradicional Zar “Banat el Madrassa”, refletindo uma era significativa na sociedade egípcia e no feminismo. Ele destaca a busca por educação superior por mulheres de classe média e alta na década de 1950, simbolizando suas aspirações e empoderamento. A Mu’allima serve tanto como um guia dentro do reino feminino Zar quanto como um arquétipo social.”

Amr, a força criativa por trás do Massive Scar Era , dedicou anos ao estudo das tradições egípcias Zār, incorporando esse profundo entendimento cultural em sua música. Zār é um culto de possessão no qual o ritual incorpora música e dança. Zar visa estabelecer um estado de reconciliação entre os indivíduos e os espíritos possessores (Asyad) que habitam seus corpos e são considerados a causa da doença.

Para este EP, Amr recebeu apoio inestimável da comunidade e consultor cultural, Dr. Kawkab Tawfik, que a apresentou a Zar Abou El-Gheit, liderado pelo mestre músico Zar, Muhammed AbouZeid . Muhammed convidou Amr para comparecer a uma de suas cerimônias realizadas para um paciente em sua casa na vila de Abou El-Gheit, algumas horas fora do Cairo, Egito. Eles formaram uma conexão imediata lá, e Muhammed foi fundamental para aprofundar a compreensão de Amr sobre as canções Zar.

Mais tarde, Amr convidou Muhammed e seu colega de banda Salem para Montreal, onde participamos de workshops diários de composição. Juntando-se a eles estavam os músicos de metal Simon Mckay (o baterista do The Agonist) e Frédérick Filiatrault (baixista do Vvon Dogma I, Unexpect) para uma residência de um mês. Amr trabalhou em estreita colaboração com Simon, gravando as músicas do Zar tocadas por Muhammed e Salem em um DR-70 Tascam. Amr então levava essas gravações para casa para desenvolver ainda mais as músicas, às vezes enviando a Simon versões brutas com linhas de bateria não quantizadas ou mesmo sem nenhuma linha de bateria. Simon então reescrevia as linhas de bateria e ocasionalmente ajudava com os arranjos de guitarra. No dia seguinte, eles se reuniam no estúdio para compartilhar e refinar suas ideias. Esse processo, que eles repetiam cinco dias por semana, era verdadeiramente colaborativo.

À medida que o Massive Scar Era continua a evoluir, o lançamento do single “School Girls” marca um novo capítulo na jornada da banda, oferecendo aos fãs um vislumbre da rica e progressiva experiência musical que o aguarda em “Assyad” , que será um disco conceitual que mistura canções egípcias de Zār com rock progressivo e metal.

“Eu acredito que este EP será uma jornada que e eu acho que vai ressoar com aqueles que apreciam álbuns conceituais e são atraídos por música metal não convencional. No mundo de Zar, o que você tem curiosidade também se torna curioso sobre você. Cada música neste EP é inspirada por um espírito Zar específico, e estou ansioso para ver como cada ouvinte se conecta com o EP, pois tenho certeza de que todos serão atraídos por músicas diferentes em sua própria maneira única.” acrescenta Amr.

Este single “School Girls” é uma prova do comprometimento de Amr em explorar e honrar essas tradições enquanto ultrapassa os limites da música metal moderna, além de ser uma declaração ousada, misturando canções e ritmos tradicionais de Zār com o poder bruto do metal em um som único e distinto.

Recomendado para fãs de Merfolk, Nawather e Zaeer, ouça “School Girls” ft. Chaney Crabb (Entheos) nos seguintes links:

Lyric Video

Spotify

Com lançamento previsto para 25 de outubro de 2024, “Assyad” está disponível para pré-venda em https://massivescarera.bandcamp.com/

Tracklist:
1. Muluk al-Ardiyya | The Kings of the Earth – 4:54
2. Abdel Salam Lasmar – 3:17
3. Genie, Lambo – 3:17
4. Inner Dialogue – 3:33
5. El-Leil | The Night – 4:24
6. Pretend – 3:43
7. School Girls ft. Chaney Crabb (Entheos) – 3:26

Créditos de gravação do EP:
Produtor criativo: Cherine Amr
Líder, professor e consultor do Zār: Muhammed Abouzeid
Conector comunitário, consultor cultural e produtor executivo internacional: Dr. Kawakb Tawfik
Todas as músicas e letras foram escritas por Cherine Amr.
Todos os vocais árabes ouvidos em Assyad são canções folclóricas de Zār.
Percussão e arranjo e execução de Kawala: Muhammed Abouzeid
Cantor tradicional de Zār: Salem Atallah
Arranjo e execução de bateria: Simon McKay
Arranjo e performance do baixo: Frédérick Filiatrault
Arranjo e execução de vocal, guitarra e backing vocals: Cherine Amr.
Death Growl: Chaney Crabb na faixa 7. School Girls
Produtor Musical: Etienne Tremblay (La Machine à Mixer)
Gravado no Studio Mix Art em Montreal, Québec, por Nicholas Pétrowski e Etienne Tremblay.
Mixado e Masterizado por Etienne Tremblay (La Machine à Mixer)

Nota: Financiado pelo Conselho Canadense para as Artes – https://canadacouncil.ca/

Mais informações:

Facebook.com/massivescarera  Instagram.com/massivescarera

Fonte : Asher Media Relations

Seus comentários fazem a diferença! Eles nos ajudam a melhorar o conteúdo do NoiseRed