All Empires Must Fall: Daniel DiMelo revela os segredos por trás do novo álbum do Dannah Project em entrevista exclusiva ao NoiseRed
O Dannah Project está de volta com tudo, prometendo sacudir o cenário do metal com o novo single “Blood Moon” e o álbum “All empires must fall”. Recentemente, o músico lançou o single “Mahakali”, uma amostra da diversidade sonora que o álbum promete. Para saber mais sobre esse novo trabalho, o NoiseRed conversou com Daniel DiMelo sobre o que podemos esperar desse lançamento.”
NoiseRed: Como surgiu O DannaH Project ? Conte um pouco para nós o inicio de tudo e faça uma breve apresentação do DannaH Project para os leitores que ainda não conhecem a banda.
DannaH Project/Daniel DiMelo : Olá amigos, me chamo Daniel DiMelo e é uma honra poder conversar com a NoiseRed. A DannaH Project surgiu em 2016 em Belo Horizonte com a proposta de fazer um som instrumental sem se prender à um gênero específico mas tendo como base o heavy, postmetal, postrock e o metal alternativo. A idéia nunca foi fazer música pela música ou música para instrumentistas, por exemplo. Creio que a música instrumental, seja em qualquer estilo, transmite sensações e intenções e as da DannaH Project é de servir como um manifesto sonoro ao ouvinte usando da luz e sombra pelo som.
NoiseRed- Qual a inspiração por trás da música? O que a música, mesmo sem palavras, transmite?
DannaH Project/Daniel DiMelo :“Blood Moon” é o primeiro single do novo álbum “All empires must fall” e ela busca expor pelo som uma força de renovação, de reerguimento em diversos sentidos.
NoiseRed- Como você descreveria o som de “Blood Moon”? Quais as principais influências nesse single?
DannaH Project/Daniel DiMelo : “Blood Moon” trás o peso através do riff inicial e a melodia mais, digamos, aberta no refrão. O riff principal carrega um groove que busca chamar a atenção do ouvinte de forma meio brusca aliviando no refrão. A inspiração foi o Black Sabbath, não tem jeito.
NoiseRed- O que o título “Blood Moon” simboliza para o DannaH Project e para o álbum?
DannaH Project/Daniel DiMelo : “Blood Moon” é a oitava música do álbum e ela está, digamos, no lado B que faz uma alusão mística aos nossos confrontos pessoais com o sistema. A intenção aqui é que a ‘lua de sangue’ chega para renovar as forças do indivíduo que se encontra, neste momento da trilha sonora, se erguendo do caos pessoal apresentado no lado A do álbum.
NoiseRed – Sobre o álbum “All empires must fall” O que os fãs podem esperar desse novo álbum? Quais as principais novidades em relação aos trabalhos anteriores?
DannaH Project/Daniel DiMelo : Bom, deixo em aberto aos ouvintes tirarem suas conclusões sobre o álbum porém posso dizer que o “All empires must fall” é um passo adiante em relação aos últimos álbuns lançados em 2023 (“Lights and Shadows” e “Arakuaa“). Falo isto em questões como composição, intenção e produção. Acredito que desde estes dois últimos álbuns citados a relação entre luz e sombra através do som ganham cada vez mais força nas músicas da DannaH Project.
NoiseRed – A decisão de manter o álbum sem vocais foi intencional? Qual o motivo dessa escolha?
DannaH Project/Daniel DiMelo : Nem penso ser intencional ou não. Acredito que seja o modo mais natural que me expresso quando componho músicas para a DannaH Project. Não saberia nem explicar direito mas pode ser uma junção de que música instrumental sempre esteve mais presente na minha vida e que não conseguiria passar em texto e palavras o que sinto através do som instrumental.
NoiseRed – Como você descreveria a jornada sonora do álbum? Quais as emoções que você quer transmitir aos ouvintes?
DannaH Project/Daniel DiMelo : Creio que aos longo de 10 músicas as emoções flutuam. As cinco primeiras representam a raiva, desesperança e vontade de ver os impérios ruírem. Neste lado A estes impérios são materiais como instituições religiosas, sistemas econômicos, sociais e políticos. Nas últimas 5 músicas, o lado B, os impérios a serem destruídos são os pessoais, de cunho psicológico e espirituais encerrando em um tema acústico que tenta trazer um suspiro, um alívio ao ouvinte ou ao personagem do álbum.
NoiseRed: Quais foram as principais influências musicais da banda ao longo da sua trajetória?
DannaH Project/Daniel DiMelo : Poxa vida, são muitas ! Entre centenas destaco o Black Sabbath, Long Distance Calling, Deftones e Labirinto.
NoiseRed : Como foi o processo de composição e gravação do álbum? Quais as maiores dificuldades e as maiores alegrias?
DannaH Project/Daniel DiMelo : O processo de composição foi a junção de riffs e melodias e a pré produção foi feita no estúdio Casa 1098 na cidade de Esmeraldas e a gravação e produção feitas no Ilha do Fuzz em Belo Horizonte. Dificuldades em transformar os temas instrumentais em formato de canções. E a alegria é ver isto acontecendo aos poucos e ouvir o versão final de forma coesa.
NoiseRed – Qual a importância da arte visual para a banda? Como ela se conecta com a música?
DannaH Project/Daniel DiMelo : Desde o ínicio a idéia é que a DannaH não teria face, rosto ou nome pessoal ao difundir uma imagem. Por exemplo, aqui estou respondendo como Daniel, mas a figura e imagem do projeto não tem face, rosto ou voz. É como uma entidade despida do ego. Portanto, mesmo indo contra o modo “correto” que as redes sociais nos fazem engolir para a divulgação do nosso trabalho a arte visual não está no topo de importância para a DannaH Project e sim a música e som. Hoje o meio da internet nos faz consumir música e arte apenas de forma visual e imediatista, mas isto é um outro tópico.
NoiseRed : O que você espera que o público sinta ao ouvir o álbum completo?
DannaH Project/Daniel DiMelo : Espero que se sintam livres para sentir o que quiserem mas que no mínimo provoque a percepção da luz e sombra que há no som ao longo do álbum.
NoiseRed : Quais são os planos do DannaH Project para o futuro após o lançamento do álbum?
DannaH Project/Daniel DiMelo : Compor, gravar e tentar transmitir sensações ao ouvinte. Também criar alianças, colaborações e parcerias com músicos, bandas e coletivos que estejam na mesma vibração.
NoiseRed : A banda possui merchandising ? Venda de camisetas,patchs,bottons,adesivos e CDs ? Se sim , como a galera pode encomendar e assim fortalecer ainda mais a caminhada da banda pelo underground.
DannaH Project/Daniel DiMelo : A DannaH Project possui no momento camisetas, botons e adesivos à disposição e quem se interessar pode entrar em contato pelo Instagram (http://instagram.com/dannahproject) ou pelo email: dannahproject@gmail.com.
NoiseRed: Qual a importância da cena do Rock /Heavy Metal no Brasil para o DannaH Project ?
DannaH Project/Daniel DiMelo : Nasci e cresci na cidade que gerou o Sepultura, Chakal, The Mist, Witchhammer, Mutilator entre outras. Deu pra entender, não é? Hehehe
NoiseRed: Como você vê a evolução da cena Underground/Metal nos últimos anos?
DannaH Project/Daniel DiMelo : Por mais que encontremos problemas no nosso cenário o tempo mostra que estamos em um momento muito bom aqui no Brasil e devemos valorizar demais isto. Mesmo com dificuldades vemos que os meios dentro do underground (artistas, bandas, zines, imprensa, produção, espaços, etc.) estão sempre melhorando e aprendendo com os erros. Quem quer se conectar e abre os braços para o underground enxerga fácil estas melhorias e se entusiasma em querer fazer acontecer. Quem se fecha só vê os problemas e não evolui. E sempre foi assim que aconteceu. Entender que nem todos vão caminhar para melhorar o underground é necessário para seguirmos em frente.
NoiseRed : Você têm alguma mensagem especial para os fãs?
DannaH Project/Daniel DiMelo : De uma forma geral escutem música. Desejo que as pessoas tenham paciência (ou voltem a ter) para escutar álbuns completos e não apenas músicas soltas e de forma efêmera. Esta loucura que impõem de gerar doentiamente conteúdos para existirmos e como as redes sociais hoje padronizam um “modo certo” para divulgarmos nosso trabalho está matando rapidamente a arte, as bandas, os músicos. E aproveitando, dia 10 de Setembro o novo álbum da DannaH Project chamado “All empires must fall” será lançado. Espero que curtam.
NoiseRed: Muito Obrigado pela entrevista ,mande um recado para os leitores do NoiseRed.
DannaH Project/Daniel DiMelo : Muito obrigado pelo espaço e apoio para falar um pouco sobre a DannaH Project. A NoiseRed é um destes veículos importantíssimos para o nosso underground e me sinto honrado. E vamos juntos até que todos estes impérios venham ao chão ! Abraços.
Tracklist de “All empires must fall” :
1.Invocation – Part I
2.Mahakali
3.All empires must fall
4.Ritual
5.Oceans
6.Invocation – Part II
7.Ashes and Dust
8.Blood Moon
9.Witches
10.Autumn Mists
Apoie a banda/Artista em sua páxgina do Bandcamp:
https://dannahproject.bandcamp.com/album/all-empires-must-fall-pre-order-album
Fiquem ligados nas redes sociais da DannaH Project para não perder nenhuma novidade!
YouTube:https://youtube.com/@dannahproject?si=38orZ0cXr1zxpPwf
Bandcamp: https://dannahproject.bandcamp.com/
Redes Sociais e Contato com a Banda:
Instagram: https://www.instagram.com/dannahproject
Facebook: https://www.facebook.com/dannahprojectbr
Bandcamp: https://dannahproject.bandcamp.com/
Siga o NoiseRed no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.