Crédito da foto - Angela Ambrose - Lunar Ring Sound & Graphics Inc.

Novo álbum “Aztlán” será lançado em novembro de 2023

Cabrakaän é uma banda mexicana de metal que agora mora em Calgary, Canadá. Eles se formaram em 2011 e assumiram como missão infundir o metal com instrumentos tradicionais e elementos folk. Este ano lançam o álbum “Aztlán ” e para complementá-lo produziram um documentário que explica ainda mais a sua formação e herança musical. Eles compartilham suas idéias sobre a explicação do vídeo:

“Esperamos que seja envolvente para pessoas que não são necessariamente fãs de metal, que estão interessadas em música e cultura. Muitas das músicas são uma mistura entre nossos lançamentos anteriores e faixas do nosso próximo lançamento. Esperamos que isso ajude a contar nossa história e a despertar o interesse do público em como nosso álbum soará.”

O objetivo geral do documentário é mostrar a história da banda para públicos novos e existentes. É sobre como eles usam a música para manter suas raízes culturais mexicanas enquanto estabelecem suas bases em um novo país através da narração de histórias em suas músicas, incorporando temas folclóricos e colaborando com os canadenses enquanto eles entrelaçam suas culturas. O filme é apresentado em espanhol com legendas em inglês e traz entrevistas com fabricantes profissionais de instrumentos e um antropólogo.

Assista ao documentário no seguinte link: https://youtu.be/K-qC2oY5xwU

Além do documentário, em agosto passado, Cabrakaän lançou o videoclipe do primeiro single “Mictlán” (pronuncia-se mickt-lahn) de seu próximo álbum “Aztlán ” . A trilha detalha os nove níveis do submundo da mitologia asteca, através dos quais os mortos devem superar uma série de desafios antes de chegar ao seu local de descanso final. Musicalmente, “Mictlán” apresenta instrumentos de cordas de náilon para emular o som de uma vihuela (guitarra espanhola), hompak (trompete maia) e arranjos orquestrais. A banda explica mais:

“Através de melodias assustadoras e ritmos estrondosos, “Mictlán” mergulha nas profundezas de Mictlán, pintando uma paisagem sonora que leva os ouvintes numa viagem através dos nove níveis do submundo asteca. Com seu som poderoso e energético, a música capta a essência de Mictlán, envolvendo o público em uma experiência sobrenatural. Mictlán é um conceito que ainda hoje é relevante para a compreensão do significado de nossas vidas. A música contém os elementos musicais que fazem do Cabrakaän quem ele é: uma fusão de temas folclóricos, arranjos orquestrais e, claro: heavy metal.”

Vídeo musical – “Mictlán” em https://youtu.be/mPLYXJBGXGI

Spotify – https://spoti.fi/3slVyT6

O som e o estilo de Cabrakaän foram inicialmente influenciados por bandas populares de metal como Nightwish, Amon Amarth e bandas europeias de folk metal. Logo depois, a banda estabeleceu um som, estilo e ambição distintos para contar as esquecidas histórias, mitologias, histórias e tradições folclóricas pré-hispânicas do passado e do presente sociocultural do México.

A letra e a música de “Aztlán ” são temáticas e fortemente inspiradas na cultura, história e mitologia mexicana. No passado, o fundador da banda e baterista Marko Cipäktli e as letras do vocalista Pat Cuikani se envolveram com a mitologia asteca e maia. As letras de “Aztlán ” abordarão uma mistura de temas relacionados à conquista espanhola e conceitos mais mitológicos. É recomendado para fãs de Nightwish, Epica e Equilibrium.

“Aztlán ” será lançado em 17 de novembro de 2023 e estará disponível para encomenda em https://cabrakaan.bandcamp.com/album/aztl-n

Tracklist:
1. Tonantzin – 3:50
2. Fuego – 5:28
3. Tlaloc – 4:01
4. Luces y Sombras – 3:51
5. Malintzin – 5:16
6. Mictlán – 4:25
7. Yolot – 5:16
8. Xóchitl – 2:42
9. La Cigarra (featuring Reed Alton) – 5:31
10. Mictlán (English Version) – 4:25
11. Fuego (English Version) – 5:28

Créditos do álbum:
– Produzido por Marko Cipäktli e Cody Anstey
– Todas as músicas mixadas por Cody Anstey na Clarity Recording & Mixing (Osyron, Ravenous EH, Wu-Tang Clan)
– Todas as músicas masterizadas por Mika Jussila no Finnvox Studios (Nightwish, Children of Bodom, Amorphis)
– Todas as letras de Pat Cuikani e Marko Cipäktli

Formação da banda do álbum:
Pat Cuikani, vocais
Marko Cipäktli, bateria e vocais ásperos
Alex Navarro, guitarra solo, guitarra base
David Saldarriaga Tobón – Baixo, Guitarra Clássica

Alinhamento da banda ao vivo:
Pat Cuikani, vocais
Marko Cipäktli, bateria e vocais ásperos
Alex Navarro, guitarra solo
Brendan Wilkinson, guitarra base
David Saldarriaga Tobón – Baixo, Guitarra Clássica

Para mais informações: Cabrakaan.com | Instagram.com/cabrakaan_band | Facebook.com/CABRAKAAN

Fonte: Asher Media Relations

By Biano

Agente secreto URSAL a serviço no Brasil , curtidor de Músicas Subversivas e um tanto extremas, degustador de cerveja !

Deixe uma resposta